A princípio, a Indústria 5.0 veio para adicionar um toque humano à automação industrial presente fortemente na Indústria 4.0. Para os laboratórios, esse toque veio principalmente na forma do sistema de gerenciamento de informações laboratoriais, o sistema LIMS.
O software de gerenciamento é um sistema que lhe permite gerenciar de forma mais efetiva os dados laboratoriais e associados. Sendo assim, melhora o fluxo de trabalho laboratorial e permite que o seu espaço seja um laboratório moderno.
Mas como funciona o gerenciamento de laboratório através do software? Como os laboratórios se encaixam na Indústria 5.0? Confira tudo agora!
O que é o Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais (LIMS)?
O Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais é um software que lhe permite gerenciar os dados laboratoriais de forma mais automática. Seu nome (sistema LIMS) vem do inglês Laboratory Information Management System.
A partir dele, é possível conduzir as operações do laboratório com mais facilidade, automatizando os fluxos de trabalho no espaço. Por isso, ele facilita o armazenamento, rastreamento e avaliação dos dados ao longo do tempo de trabalho.
Dessa maneira, você consegue integrar informações, instrumentos e profissionais de forma muito mais simples.
Quais são as principais características do sistema LIMS?
As principais funções dos LIMS no gerenciamento de laboratório são a gestão das amostras, integração dos instrumentos e a troca eletrônica de dados entre departamentos. Além disso, outras operações executadas na gestão de laboratório são:
— Manipulação de código de barras;
— Atribuição de funções/grupos para determinar os níveis de acesso e gerenciamento dos dados;
— Programação da calibração e manutenção dos instrumentos;
— Introdução de dados;
— Controle de qualidade;
— Criação de relatórios;
— Controle de tempo nos processos e manuseios em laboratório;
— Registro dos fluxos de trabalho.
O que é o ciclo de vida dos dados no sistema LIMS?
Todas as informações e atividades registradas no sistema LIMS são objetos e eventos. Os objetos são tudo que já citamos até agora, como o registro de amostras, da instrumentação laboratorial, dos materiais de apoio, dos profissionais, entre outros.
Já os eventos se referem ao ciclo de vida dos dados, ou seja, dos objetos. O exemplo mais comum é o ciclo de vida das amostras: primeiro ela é aceita, depois os resultados são adquiridos e validados e, por fim, há a emissão do relatório de teste.
Mas esse não é o único ciclo de vida dentro do gerenciamento de dados!
Principais ciclos de vida no sistema LIMS
— Fluxos comerciais;
— Recursos instrumentais;
— Materiais de suporte;
— Profissionais;
— Gestão das documentações de origem interna e externa;
— Fluxos administrativos para clientes externos;
— Atividades auxiliares do laboratório;
Entre outros.
Indústria 5.0 no Brasil e os laboratórios: como se relacionam?
“A Indústria 5.0 no Brasil não é apenas sobre tecnologia, mas sobre como trabalhar em conjunto a tecnologia com os humanos.”
A Indústria 5.0 no Brasil se trata da reumanização na corrida pela automação industrial. Ela se origina do desenvolvimento de tecnologias na Indústria 4.0, mas afirma que o pensamento humano ainda tem igual valor no processo de fabricação.
As principais tecnologias que permitem a Indústria 5.0 são as Tecnologias da Informação e Comunicação (ICT), Inteligência Artificial (IA) e robótica. Juntas, elas estão criando e consolidando as principais tecnologias 5.0:
— Cyber Physical System ou Sistemas Ciberfísicos (CPS)
— Internet of Things ou Internet das Coisas (IoT)
Qual a sua relação com o gerenciamento de laboratório?
O principal papel da Indústria 5.0 é a criação de valor para além do resultado financeiro. Sendo assim, além de aprimorar os ganhos da empresa, ela objetiva melhorar os aspectos da vida profissional, tornando ela inclusiva, sustentável e de qualidade.
Dessa forma, a gestão de laboratório através do software de gerenciamento tem o papel de facilitar a vida do profissional sem excluí-lo dela. Portanto, o software simplifica o fluxo de trabalho para que o trabalho humano no laboratório ocorra mais facilmente.
Quais são as principais características da indústria 5.0?
— Interconexão maior: a indústria 5.0 é marcada pela colaboração forte entre homem e máquina.
— Suporte cognitivo: não há ameaça ou risco de eliminação do trabalho humano, pois ele é necessário para o melhor funcionamento das máquinas.
— Automação mais inteligente: através da combinação da automação com o suporte cognitivo humano, as empresas evitam decisões erradas ou inadequadas.
Quais são os benefícios de ter um sistema LIMS no laboratório?
Dentro da indústria 5.0, o sistema de gestão do laboratório é o perfeito complemento para o suporte cognitivo dos funcionários do espaço. Por outro lado, ao automatizar o fluxo de informações, o software de gerenciamento torna os processos muito mais rápidos.
Em contrapartida, esse não é o único benefício de ter um sistema LIMS:
— Diminui o consumo de papel no laboratório;
— Fornece uma auditoria completa e rastreável;
— Reduz a chance de erro humano;
— Facilita o acesso e a troca de documentações entre os departamentos do laboratório;
— Melhora a conformidade regulamentar;
— Permite a análise dos dados para aprimorar os processos no laboratório;
— Simplifica o fluxo de trabalho.
Conclusão
Em síntese, o laboratório faz parte de variadas indústrias que exigem exatidão nos resultados, o que significa que não deve haver erros ou falhas nos processos. Portanto, ao implantar um sistema LIMS, você melhora a eficiência operacional geral do laboratório.
E o sistema LIMS não melhora apenas o fluxo operacional, pois também ajuda no fluxo financeiro. Sendo assim, ao se automatizar sem abandonar o suporte cognitivo, você aprimora a gestão em geral do espaço laboratorial.
Entre em contato conosco
E-mail: contato@biochemie.com.br