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Gestão da Qualidade em Laboratórios

O Sistema de Gestão da Qualidade é o conjunto de atividades pelas quais se identifica os objetivos, processos e recursos necessários para alcançar os resultados.


A princípio, a qualidade em laboratórios não é uma preocupação recente. Afinal, os consumidores sempre tiveram a necessidade de inspecionar seus bens e serviços e, consequentemente, os produtores também tiveram que inspecionar a qualidade de produção.

A questão é que a gestão de qualidade em laboratórios se tornou algo ainda mais essencial. Afinal, erros e falhas humanas se destacam muito mais atualmente, então, a qualidade dos serviços prestados impacta mais fortemente na sua imagem.

Por isso, prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o programa de qualidade laboratorial que deve ter em seu espaço de trabalho!

O que é o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)?

“Antigamente, qualidade era associada com conformidade do produto em relação às suas especificações. Hoje em dia, é mais atada à satisfação do cliente.”

O Sistema de Gestão da Qualidade é o conjunto de atividades pelas quais se identifica os objetivos, processos e recursos necessários para alcançar os resultados. Dessa forma, o resultado positivo é quando a necessidade do cliente é atendida.

A partir dele, se define e garante padrões que atendem às boas práticas de laboratório e boas práticas de fabricação. Por isso, a empresa impulsiona-se na sua busca por melhoria contínua na qualidade dos laboratórios.

E como a gestão da qualidade atua? Ela se faz presente em três etapas dos processos laboratoriais:

  1. Fase pré-analítica, onde é feita a padronização do cadastro, coletas, manipulação, preparo e envio dos materiais;
  2. Fase analítica, onde são realizadas as calibrações, manutenções preventivas e o controle de qualidade (interno e externo);
  3. Fase pós-analítica, onde é feita uma conferência de tudo que foi feito até aqui.
Gestão da Qualidade em Laboratórios
Gestão da Qualidade em Laboratórios

Qual a diferença entre controle de qualidade e garantia de qualidade?

Antes de mais nada, dentro da gestão de qualidade em laboratórios, há uma confusão entre dois termos: controle da qualidade e garantia da qualidade. O primeiro é a parte da gestão laboratorial que foca no atendimento de requisitos.

Dessa forma, promove o controle dos processos no laboratório, englobando todos os passos na cadeia de eventos do espaço.

Enquanto a garantia de qualidade é a parte da gestão que foca na promoção da confiança de que os requisitos de qualidade estão sendo atendidos. Sendo assim, isso é feito através de tarefas como:

— Definição e publicação dos procedimentos da qualidade;

— Homologação dos fornecedores, assim como qualificação deles e dos produtos;

— Realização de auditorias;

— Atendimento às reclamações dos clientes;

— Treinamento dos colaboradores;

— Monitoramento do atendimento das assistências técnicas;

— Promoção da melhoria contínua.

Qual é a importância de implantar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)?

E por que implantar o sistema de gestão da qualidade laboratorial? O motivo é simples: ele promove de maneira contínua a melhora do desempenho da organização, e por isso, atende de maneira satisfatória as expectativas dos clientes.

Esse sistema de gestão laboratorial existe para que o laboratório produza produtos e serviços dentro das normas e padrões adequados. Em contrapartida, quando bem aplicado, é uma ferramenta que torna o seu laboratório mais competitivo!

Quais são as principais normas e padrões que regem a gestão da qualidade em laboratórios?

As normas ISO foram criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO) para melhorar a qualidade dos produtos e serviços. Para construir um ótimo programa de qualidade laboratorial, você deve seguir duas normas ISO: 9001:2015 e 17025/2017!

Norma ISO 9001:2015

A norma ISO 9001 tem o enfoque no sistema de gestão da qualidade e deixa explícita a utilização do ciclo PDCA: Plan, Do, Check e Act. A atualização mais recente, ISO 9001:2015 trouxe as seguintes novidades:

— Gestão de riscos;

— Novas terminologias;

— Redução de oito para sete princípios de qualidade.

Nessa versão, são especificados os requisitos para a determinação de riscos e também de oportunidades.

Quais são os sete princípios de gestão da qualidade?

Em suma, no programa de qualidade laboratorial, são adotados os seguintes princípios:

  1. Foco no cliente: o foco da gestão laboratorial é atender as necessidades dos clientes e até mesmo excedê-las.
  2. Liderança: é necessário que a liderança em todos os níveis estabeleça uma unidade de propósito e direcionamento. Também deve criar condições para que as pessoas se engajem nos objetivos da qualidade.
  3. Engajamento das pessoas: promoção de pessoas competentes para aumentar a capacidade da organização.
  4. Abordagem de processo: para obter resultados consistentes e previsíveis, é necessário que as atividades sejam gerenciadas como processos inter-relacionados num sistema coerente.
  5. Melhoria: o foco do laboratório é na melhoria contínua.
  6. Decisão baseada em evidências: as decisões devem ser tomadas apenas com base na análise e avaliação de dados e informações.
  7. Gestão de relacionamento: para ter um sucesso sustentável, a organização deve gerenciar bem seus relacionamentos com as partes pertinentes ao negócio.

Norma ISO 17025:2017

A ISO 17025 é uma norma bastante completa para as boas práticas de laboratório e boas práticas de fabricação, englobando a ISO 9001. Sendo assim, é uma norma técnica internacional que define os pilares da implementação do sistema de gestão da qualidade no laboratório.

Portanto, com a certificação dela, você pode prosseguir com o processo de acreditação da competência e emitir certificados de ensaio com reconhecimento internacional. Portanto, a ISO 17025 consiste em: requisitos gerais, requisitos de estrutura, requisitos de recursos, requisitos de processo, e requisitos do sistema de gestão.

Quais são as normas de sistema de gestão?

Em resumo, existem as seguintes normas na gestão laboratorial da qualidade: ABNT NBR ISO 9000, que traz os princípios de gestão da qualidade, ABNT NBR ISO 9001, que descreve os requisitos para obter a certificação, ABNT NBR ISO 9004, que traz as instruções para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, e ABNT NBR ISO 19011, que traz as diretrizes sobre auditorias do sistema de gestão da qualidade e gestão ambiental.

Conclusão

Em síntese, a gestão da qualidade em laboratório proporciona diferentes benefícios para a sua empresa: a segurança do cliente, a melhora da qualidade nas análises, o aumento da produtividade e a diminuição de riscos que afetam a sua imagem!

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